SIGAA


Processo Seletivo;

Cadastro de Bancas;

Conclusão do curso;

Alunos Especiais;

Alterar Turmas.

 

Manual Portal Coordenador Stricto Sensu 

Manual Portal Coordenador Lato Sensu 

 

COMO REALIZO A SELEÇÃO DE NOVOS ALUNOS PELO SIGAA ? 

Os Processos Seletivos dos Programas de Pós-graduação da UNIR devem ser realizados por meio do sistema SIGAA, por meio do qual será realizado o processo de inscrição, com o cadastro do questionário de inscrição pela Coordenação do Programa e o gerenciamento do processo com anexo do Edital e informações básicas de orientação aos candidatos, conforme procedimentos abaixo: 

1º PASSO:

A Coordenação deverá abrir processo no SEI! com o Edital para análise da PROPESQ.

2º PASSO: 

Mediante aprovação da Pró-reitoria, a Coordenação irá gerenciar o Processo Seletivo no SIGAA, realizando a submissão deste. 

3º PASSO:

A PROPESQ irá analisar e disponibilizar a publicação do Processo Seletivo na página pública do sistema <https://sigaa.unir.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=p-processo&nivel=S>.

4º PASSO:

Feito isso, indicamos a divulgação do certame pela Coordenação do Programa em seu site e redes sociais. Assim como a solicitação de publicação à ASCOM, por meio do envio do Processo no SEI! com o Edital. 

Atenção: No caso de alteração do Edital ou primeiro edital de Seleção é necessário o parecer da procuradoria jurídica da UNIR anterior à análise da PROPESQ.

 

Quanto ao gerenciamento do Processo Seletivo dentro do SIGAA:

A coordenação poderá alterar o status dos candidatos conforme as etapas dos processo para controle e acompanhamento (inscrição deferida/indeferida, candidato aprovado/eliminado, etc).  

Atenção: Observar os parâmetros do Programa (Cadastro>>>Parâmetros do Programa) relativos aos Processos Seletivos, poderá ser solicitado no formulário padrão de inscrição a linha de pesquisa, orientador e arquivo de um projeto.

Portal Público de Processos Seletivos: Stricto Sensu e Lato Sensu  

Manual Cadastro de Questionário;

Manual Gerenciamento de Processo Seletivo   

 

COMO FAÇO PARA CADASTRAR A BANCA DE DEFESA DOS ALUNOS ?

Pra que seja possível realizar o cadastro da banca de defesa pelo Orientador, é necessário que o aluno tenha todos os créditos integralizados, ou seja, não haver disciplinas pendentes em seu histórico. Além disso, é necessário que a Atividade de Proficiência esteja inserida no histórico (indicamos que seja realizado o aproveitamento desta – Aluno>>>Aproveitamentos>>Aproveitar disciplina).

Feito isso o aluno deverá realizar a matrícula na Atividade de Defesa e o Orientador ou Coordenador homologar a matrícula e proceder o cadastro da banca. Realizado o cadastro a Coordenação/Secretaria do Programa deverá homologar a Banca.

Atenção: No submenu Parâmetros do Programa (disponível em Cadastros) é possível estipular um prazo mínimo de dias para marcar as bancas (qualificação e defesa), pedidos fora do prazo não serão permitidos pelo sistema.

Manual Cadastro Banca de Qualificação  e Manual Cadastro Banca de Defesa

 

COMO CADASTRO BANCAS QUE JÁ OCORRERAM ?

Não é possível o cadastro de Bancas que já ocorreram. Sendo possível apenas a implantação da informação no Histórico do aluno pela Secretaria/Coordenação do Programa e inserção de informações da Defesa/Dissertação de aluno concluído.

1º - Aluno>>>Conclusão>>Cadastrar Bancas>Cadastrar defesa de aluno concluído;

2º - Aluno>>>Cadastro>>Implantar Histórico; 

 

QUAIS OS PROCEDIMENTOS APÓS A DEFESA DA DISSERTAÇÃO/TESE ?

O sistema dispõe 9 passos para finalização após defesa. Sendo: 

  • 1º - Consolidação da atividade de defesa (Coordenador/Secretário);
  • 2º - Submissão da versão final corrigida da Dissertação;
  • 3º - Aprovação da versão final corrigida da Dissertação; 
  • 4º - Solicitação da Ficha Catalográfica;
  • 5º - Ressubmissão da versão final corrigida da Dissertação com Ficha Catalográfica;
  • 6º - Aprovação da versão final corrigida da Dissertação com Ficha Catalográfica;
  • 7º - Assinatura do termo de autorização de publicação. (Destacamos que o termo disponibilizado no sistema é diverso do solicitado pela Biblioteca);
  • 8º - Recebimento da versão final pela Coordenação;
  • 9º - Solicitação de homologação do diploma (ficará disponível com a implatação do módulo de Diploma)
 
Para consolidar a Atividade, primeiro verificar o parâmetro do Programa: 
Portal do Coordenador → Cadastro → Parâmetros de Programa → Utilizar fluxo de cadastro da ata de defesa e folha de correções na consolidação de teses e dissertações? → SIM
 
Depois disso o sistema irá liberar a opção de registrar a ata seguindo o caminho abaixo:
Portal do Coordenador → Aluno → Conclusão → Cadastrar Bancas → Alterar Bancas → Gerar Ata de Defesa e Folha de Correções.
 
Feito isso, realizar o procedimento de aprovação na Atividade:
SIGAA → Módulos → Portal Coord. Stricto Sensu → Matrículas → Atividades → Consolidar
 
 

COMO FORMO ALUNOS QUE JÁ CONCLUÍRAM E CONTINUAM ATIVOS NO SISTEMA ?

1º- Verificar se as informações de vínculo estão corretas (Aluno>>>Cadastro>>Atualizar Discente);

2º- Gerenciar orientações, caso o orientador ainda seja membro do corpo docente do Programa (Aluno>>>Gerenciar orientações);

3º- Aproveitar a Atividade de Proficiência (Aluno>>>Aproveitamentos>>Aproveitar Disciplina);

4º- Verificar se o Histórico está correto;

5º- Implantar a informação de Banca de Qualificação (Aluno>>>Cadastro>>Implantar Histórico);

6º- Implantar a informação de Banca de Defesa (quando implantado o status do aluno passa de ATIVO para DEFENDIDO);

7º- Cadastrar banca de Defesa de aluno Concluído (Aluno>>>Conclusão>>Cadastrar Bancas>Cadastrar defesa de aluno concluído);

8º- Solicitar a mudança de status do Aluno à DIRCA (alteração de DEFENDIDO para CONCLUÍDO).

 

QUERO ALTERAR O PERÍODO DE REALIZAÇÃO DE UMA TURMA CRIADA, É POSSÍVEL ?

É possível alterar o período de oferta da turma/disciplina pela Secretaria/Coordenação do programa caso não haja alunos matriculados. Caso haja, apenas o acesso da PROPESQ ou DIRCA poderá realizar o procedimento, por meio de solicitação via e-mail.

Manual Criar Turmas

 

COMO FAÇO PARA CADASTRAR OS ALUNOS ESPECIAIS ?

O procedimento irá depender da condição de aluno (mestrando ou graduado). Solicitamos observar a Resolução que trata do Aluno Especial na Pós-graduação.

Alunos Especiais que possuem vínculo com outros programas de Pós-graduação devem solicitar a matrícula por meio do SIGAA, tendo em vista o período de matrícula do curso presente no calendário do Programa. O orientador no programa em que o aluno tem o vínculo irá deferir ou não a solicitação, aprovando o pedido é encaminhado a coordenação do Programa que está ofertando a disciplina.

Alunos Especiais oriundos da graduação devem ser matriculados pela secretaria do Programa no gerenciamento do processo seletivo no SIGAA ou caso o processo não tenha sido realizado dentro do SIGAA, por meio do caminho a seguir (Aluno>>>Cadastro>>Cadastrar Novo Discente). Feito isso a Secretaria/Coordenação do programa irá matricular na disciplina em que irá cursar (Matrículas>>>Matricular Aluno Especial).



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