Publicado em: 09/12/2018 20:18:38
O Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação aprovou cinco propostas de novos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) sendo estes um Doutorado Profissional e quatro novos Programas em nível de Mestrado Acadêmico que serão ofertados a comunidade a partir de 2019.
Segue abaixo a relação dos cursos:
O Doutorado Profissional em Educação Escolar oferecerá 30 vagas em Porto Velho, sendo reservadas a 5 demanda Universal, para o desenvolvimento de teses nas Linhas de Pesquisa: “Currículo, políticas e diferenças culturais na Educação Básica” e “Formação de professores, trabalho docente e práticas pedagógicas na Educação Básica”. O programa propõe-se a formar profissionais capazes de: desenvolver pesquisa aplicada em educação e docência, sobretudo, na educação básica, em suas etapas e modalidades; apresentar autonomia intelectual, capacidade investigativa e propor alternativas de análise e atuação com propostas interventivas no campo da educação escolar; afirmar-se como professor pesquisador do processo de ensino e aprendizagem, das práticas pedagógicas e das instituições escolares, da gestão, e das determinações e influências do meio produtivo e da sociedade para a educação; atuar de modo a transformar os saberes inscritos na prática profissional por meio da reflexão que considere a experiência e a incorporação dos procedimentos científicos necessários ao estudo do currículo, política, gestão, avaliação, diferenças culturais e das práticas pedagógicas na educação Básica; produzir conhecimentos didáticos, pedagógicos, tecnológicos e científicos que considerem o fazer docente e os seus conhecimentos e os saberes discentes como elementos mobilizadores do ato de ensinar em diferentes contextos, espaços, temporalidades - urbano, campo e floresta, e em conexão com as complexidades sociais, com os antecedentes históricos e a contemporaneidade; e realizar, cotidianamente, a análise e a crítica dos fenômenos históricos-sociais e interculturais, metodologicamente orientadas, com a permanente ação- reflexão e intervenção, com a finalidade de problematizar e transformar sua própria prática, a escola e a sociedade.
O Programa de Mestrado em Conservação e Uso de Recursos Naturais possui duas áreas de concentração: Bioprospecção e Uso de Recursos Naturais, e Ecologia e Conservação da Biodiversidade. Oferecerá 20 vagas em Porto Velho para o desenvolvimento de dissertações nas linhas de pesquisa: “Isolamento e Caracterização de Bioativos” e “Manejo e Manutenção de Recursos Naturais”. O programa propõe-se a formar egressos capazes de atuar de forma interdisciplinar e translacional na área acadêmico-científica, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão em instituições de ensino/pesquisa governamentais e privadas e, em empresas relacionadas às mais diversas inserções das ciências ambientais e biotecnológicas.
Doutorado em Educação Escolar
O Programa de Mestrado em Filosofia da UNIR possui área de concentração em Ética e Filosofia Política e oferecerá 20 vagas em Porto Velho para o desenvolvimento de dissertações nas linhas de pesquisa: “Ética e Filosofia Política Contemporânea Ética” e “Filosofia Política Moderna”. O profissional a ser formado deverá ser capaz de: trabalhar criticamente com textos filosóficos e científicos, reconstruindo-os e repensando-os à luz de diferentes paradigmas; contextualizar os conteúdos trabalhados, de modo a, inclusive, abordar questões cotidianas à luz de paradigmas filosóficos e científicos; elaborar dissertação de mestrado com qualidade, correção gramatical e bom conhecimento da terminologia filosófica e científica; trabalhar no ensino ao nível de ensino médio, da graduação e pós-graduação, no sentido de lecionar bem e de domínio de conteúdos filosófico-científicos; realizar pesquisas de modo interdisciplinar; assumir a posição de interlocutor qualificado mediante processos de discussão a respeito de temas complexos de relevante interesse social, concernentes à vida na região em que trabalha, ou seja, um profissional capaz de inserir-se no seu contexto histórico, social e cultural; assumir uma postura crítico-reflexiva de permanente questionamento e atualização dos conteúdos filosóficos, por meio de diálogo e de produção científica; e desenvolver conhecimentos didático-científicos capazes de propiciar ao mestre em Filosofia habilidades para a continuação de seus estudos ao nível do doutorado.
O Programa de Mestrado em Educação Matemática oferecerá 13 vagas em Ji-Paraná para o desenvolvimento de dissertação nas linhas de pesquisa: Formação de Professores que Ensinam Matemática e Processo de Ensino-Aprendizagem da Matemática. O programa propõe-se a formar profissionais qualificados e engajados na docência e na pesquisa, e com a produção de conhecimentos no campo da Educação Matemática. Que sejam atuantes e inserido em projetos e ações voltados à melhoria do processo de ensino-aprendizagem da Matemática e da formação docente, inicial e/ou continuada, relativa a esse processo, e com habilidades e autonomia para formular, planejar, desenvolver e avaliar projetos de pesquisa, metodologias de ensino e produções para a Educação Matemática, com vistas ao desenvolvimento local e regional, e especial relevo às questões da Amazônia brasileira.
O Programa de Mestrado em Agroecossistemas Amazônicos possui área de concentração: solos, ambiente e ecossistemas agrícolas da Amazônia. Oferecerá 16 vagas em Rolim de Moura para o desenvolvimento de dissertações nas linhas de Pesquisa: “Relação solo-planta em ambiente amazônico” e “Sistemas integrados de produção sustentável”. O programa propõe-se a formar profissionais capazes de agir proativamente no desenvolvimento de processos inovadores de uso sustentável dos recursos naturais na Amazônia, com perfil de liderança em processos de transferência e difusão de tecnologias, conferindo-lhe perfil para atuar nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.
Fonte: Propesq/UNIR